"Toda a cultura é um diálogo com o seu tempo."
Vergílio Ferreira, Conta-Corrente, p. 95.
BIBLIOTECAS
Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira
Boas férias e boas leituras!
Renovação on-line
"Escrever é ter a companhia do outro nós que escreve."
Vergílio Ferreira, in Escrever (2001)
" Por isso gosto tanto de jovens. Tudo o que assusta os adultos é um desafio para eles.
São autênticos. Pouco convencionais. Libertinos. Ousados. Corajosos. Testam os limites. Ultrapassam-se. São naturalmente bonitos. Potencialmente talentosos. Acredito neles. Os jovens são a possibilidade de mudança. Só não acredito na sociedade capaz de os manipular e transformar."
Ana Cirne, Diários a Bordo, pp 33, 34.
Destacamos do programa do agrupamento a Feira das Ciências
Concurso Nacional de Leitura
FASE DISTRITAL - Distrito de Lisboa
5 ABRIL, 14:00,
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA LOURINHÂ
Proposta - 3º Ciclo
Participantes:
Alunos apurados
na 1ª Fase.
Proposta - secundário
destaque
Consulta aqui os alunos que aceitaram este desafio!
Concurso Nacional de Leitura
Cavaleiro da Dinamarca
Concurso dinamizado pelas professoras de Português, com alunos do 7.º Ano de escolaridade. Professoras Ana Cirne e Ana Faria
cONCURSOS DA vERGÍLIO
1º Lugar:
Turma 7º 2ª
PARABÉNS!
As professoras Ana Cirne e Ana Faria agradecem a colaboração e o entusiasmo de todos os alunos das três turmas do 7º Ano.
Workshop
Novembro - Mês do Cinema
A Biblioteca Escolar propõe o mês de novembro para mês do Cinema, aproveitando para assinalar o
Dia Mundial do Património Audiovisual, celebrado a 27 de outubro e adotado pela UNESCO para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.
Em que consiste o PNC?
A Biblioteca Escolar propõe a visualização do filme Estória do Gato e da Lua, Pedro Serrazina para um hipotético projeto interdisciplinar.
Visitas de Estudo da Vergílio
Reproduzimos relatório de visita de estudo elaborado pela aluna Carolina Hasslocher, da 1.ª Turma do 12.º Ano.
Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015
A visita de estudo iniciou-se pelas 15h com uma apresentação de cerca de uma hora, num auditório do Instituto. Nessa primeira apresentação fomos informados do percurso académico e atual trabalho, de três profissionais presentes.
Após a apresentação fomos divididos em grupos. Alternadamente, fomos frequentando diversas estações nas quais nos elucidavam sobre o trabalho que aí se realizava. Ficámos também a conhecer o percurso que os técnicos percorreram.
Primeiramente visitámos a Estação da Microscopia, onde visualizámos RNA fluorescente através de microscópios de alta definição, ao nível dos presentes nos países de maior desenvolvimento.
Seguidamente passámos pela Estação da Citometria de Fluxo, foram-nos mostrados os equipamentos (slide show) e as técnicas necessárias para separar partículas microscópicas suspensas em meio liquido.
O destino seguinte foi a Estação do Bio Banco com amostras padrão e doentes. Aqui ensinaram-nos a retirar pequenas porções (1ml e 1nl) de sangue (no nosso caso era apenas água com corante) de uma amostra; visitámos uma sala com arcas congeladoras a temperaturas na ordem dos 80 negativos onde eram guardadas as amostras.
Após esta visita entrámos na Estação dos aquários dos peixe-zebra - onde nos explicaram a utilidade destes animais e a razão pela qual são escolhidos para realizar estas experiências (principalmente devido à sua rápida e excessiva reprodução). Observámos peixes-zebra em diferentes fases (bébé, adulto, …) inclusivé a sua fase de reprodução, onde fomos capazes de ver os ovos dos peixes. Após visualizarmos os animais a olho nu, passámos para a estação dos embriões do peixe-zebra onde vimos ,microscopicamente, os embriões desta espécie e fassistimos à explicação acerca das vantagens do seu estudo. (slide show)
Nesta estação, explicaram-nos a razão pela qual a espécie de peixes-zebra é utilizada nestas experiências - devido à sua rápida e excessiva reprodução.
Aqui ficámos a conhecer os equipamentos e as técnicas necessárias para separar partículas microscópicas suspensas em meio liquido.
Nesta estação, explicaram-nos a razão pela qual a espécie de peixes-zebra é utilizada nestas experiências - devido à sua rápida e excessiva reprodução.
Visita de estudo dinamizada pela
professora Isabel Pereira,
no âmbito da disciplina
de Biologia.
Por fim, fomos conduzidos para uma sala onde percorremos três estações:
- a primeira foi a Estação do Cancro da Mama, em que visualizámos ao microscópio células tumorais, e vimos como afetar estas células com os mínimos efeitos sobre as saudáveis;
- de seguida passámos para a Estação da Malária e foi-nos explicado como esta doença passa do mosquito para o hospedeiro. Conseguimos também observar os mosquitos na fase adulta, de pupa e de larva;
- encerrámos, então, a visita na Estação da Neurociência onde comparámos tanto cérebros menores e de pouco desenvolvimento (rato e coelho), como cérebros de médio (porco) e elevado (borrego) desenvolvimento.
A visita terminou, como previsto, perto das 6.30h.
Conclusão
Esta visita de estudo foi especialmente importante para os alunos que se interessam por esta área mas que, no entanto, não sabiam que escolha académica deveriam seguir.
Penso que ao visitarmos estas instalações de trabalho, muitos alunos puderam, pela primeira vez, ter uma perceção sobre o mundo real e futuro que nos espera. Principalmente, contribuirá para uma decisão sobre se realmente estão interessados e dispostos a ingressar neste mundo de investigação que tantas áreas abrange.
Para encerrar, refiro que durante a explicação de procedimentos experimentais, do cancro da mama, foi-nos entregue um diploma de presença.
Carolina Hasslocher,
12.º 1.ª
Visitas de Estudo da Vergílio
Centro de Ciência Viva de Estremoz
20 de novembro 2015
Os alunos do Curso de Ciências e Tecnologias realizaramuma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz e a uma pedreira de mármore da região. A visita foi finamizada pelas professoras da disciplina de Biologia e Geologia, Ana Paula Frota, Ana Sofia Gomes Pereira, Anabela Ceia, Isabel Pereira.
Alunos das Turmas 1ª,2ª, 3ª, 4ª e 5ª do 10.º Ano
Biodiversidade Marinha
Planeta em Mudança
Visitas de Estudo da Vergílio
Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)
Turma 10.º 10.ª
Curso de Ciências Sociais e Humanidades
Professora Conceição Dias - História
Professora Ana Isabel Marques - Inglês
Próximo do Arco da Rua Augusta, o Museu ocupa quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa.
Pelas suas características únicas, aí se podem percorrer 2.500 anos da História de Lisboa.
No esteiro do Tejo, área muito sensível a movimentos tectónicos, como assoreamento, aparecem novas formas de ocupação. A partir do século I d.C. instala-se um importante núcleo de preparados piscícolas, que terá laborado até finais do século IV d.C.. As fábricas eram constituídas por tanques - cetárias - de dimensões diversas, poços e edíficios de apoio às unidades fabris. A área onde se insere o Núcleo destinar-se-ia sobretudo à reparação de conservas de peixe salgado, o que se depreende da dimensão e da presença de ânforas normalmente usadas no transporte do produto. Em plano mais específico, há fortes indícios que levam a concluir, também, da produção de molhos - garum . Outra estrutura que podemos observar trata-se do primeiro mosaico polícromo "in situ" datado do século III d.C. e um complexo de três piscinas, tal como ilustrado pela imagem.
DIA mUNDIAL DA FILOSOFIA 19 de novembro de 2015
Em 2002, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) instituiu a celebração do Dia Internacional da Filosofia, na terceira quinta-feira do mês de Novembro de cada ano.
Várias poderiam ser as formas de comemorar: exposições, palestras, leituras, o importante é celebrar!
Mostra de Curtas-Metragens
Programa
A Suspeita,
José Miguel Ribeiro , Portugal, 1999 , Curta-metragem, Animação, 25’37’’
História Trágica com Final Feliz,
Regina Pessoa, Portugal, 2005,Curta-metragem, Animação, 7’24”
A Noite,
Regina Pessoa, Portugal, 1999, Curta-metragem, Animação, 6’35”
Os Salteadores,
Abi Feijó, Portugal, 1993, Curta-metragem, Animação, 16’
O Agrupamento, este ano letivo, candidatou-se e passou a integrar o Plano Nacional do Cinema, o mês de novembro foi escolhido como mês de lançamento do projeto PNC, celebrámos com a sétima arte.
Para o filósofo argentino Julio Cabrera cinema é filosofia e, por isso, cinema e filosofia deviam ser estudados por todas as pessoas – pois são duas importantes formas de fazer pensar, mas o cinema também informa, educa, suscita reflexões, estimula o autoconhecimento, divulga o conhecimento e diverte.
Visitas de Estudo da Vergílio
No dia 5 de novembro de 2015, no âmbito da disciplina de Inglês, os alunos da turma 10.º4.ª realizaram uma visita de estudo ao Lisboa Story centre e ao Arco da Rua Augusta acompanhados pela professora de Inglês e Diretora de Turma, Maria do Carmo Gomes e a professora de Biologia e Geologia, Ana Sofia Pereira. Os alunos participaram com muito empenho e interesse e os objetivos da visita foram alcançados.
O Lisboa Story Centre é um espaço dedicado à história da cidade que combina saber e tecnologia. Ao longo de 60 minutos fizeram uma viagem no tempo, percorrendo 20 séculos das memórias de Lisboa, desde a sua fundação até aos dias de hoje, que se cruzam com as memórias do nosso país e do mundo. A exposição recorre a suportes de multimédia e a uma cenografia envolvente.